29/10/11

As latinhas redondas da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Há algumas semanas, no início do mês, falei aqui da ligação de algumas marcas à causa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, principalmente por Outubro ser um mês dedicado em especial ao Cancro da Mama. Por isso mesmo também referi o trabalho incansável e diário de muitas pessoas que representam esta causa todos os dias, e contribuem para o sucesso da Liga.

Todos os anos, pela altura "dos Santos", existe um peditório nacional em que as mais diversas instituições das grandes cidades até às mais pequenas aldeias se juntam para ajudar a Liga Portuguesa, com voluntários espalhados por todo o lado com as já conhecidas latinhas redondas e autocolantes amarelos com o símbolo. Também todos os anos a Paróquia de São Victor colabora com esta nobre causa, são muitos os jovens que se reúnem e vão para as ruas de Braga.

Sempre que posso também integro nesses grupos, como este ano. O que mais me magoa neste tipo de situações, em que temos que abordar as pessoas da rua, convidando-as a fazer um donativo (se quiserem, no valor que muito bem entenderem, de acordo com a sua consciência e possibilidades - pode ser até 1cent.) é a forma como nos rejeitam, a falta de educação e de respeito para com o próximo. Ninguém é obrigado a contribuir nem nós estamos a impingir seja o que for, apenas quando nos aproximamos de alguém e perguntamos algo como "Boa tarde, gostaria de contribuir para a Liga Portuguesa Contra o Cancro?" esperamos que a pessoa se digne a responder e com educação - independentemente de ajudar com algum donativo ou não. Virar a cara ou fingir que não ouviu não é uma boa forma de responder... Nem sempre é fácil continuar com um sorriso na cara depois de situações como esta uma atrás da outra, até que nos cruzamos com pessoas fantásticas, simpáticas, sinceras e deparamo-nos com situações que nos deixam sempre a pensar que aquilo que fazemos é insignificante comparado com o esforço que presenciamos de algumas pessoas. E é por essas, e acima de tudo pela Causa, que podem passar os anos que passarem, e vão-me continuar a ver nas ruas de Braga a pedir pela Liga. Cada lata redonda simboliza uma pessoa a precisar muito da ajuda, da minha, da tua, da de todos nós. 

Sem comentários: