16/05/10

Monumental Serenata - Queima das Fitas da Universidade do Porto



O Porto pára com as festas dos estudantes. A tradição universitária já está tão enraizada que se confunde com a da própria cidade.
No passado dia 2 de Maio, deu-se inicio à festividade mais famosa - e também a mais aguardada - pelos estudantes: a Queima das Fitas. Foi mais de uma semana cheia de festas e celebrações a que ninguém pode ficar indiferente.
A Monumental Serenata, como já é tradição, deu inicio à semana académica. Sendo este um dia tão importante no percurso académico de todo o estudante, o FREEPASSPORTO não pode perder a oportunidade de estar presente no evento, não fosse este também um projecto de alunas universitárias!
Eram umas oito horas da noite e já se viam estudantes por todo o lado. A capa preta do traje denunciava-os por todos os cantos. Aos poucos, formavam-se grandes grupos de alunos, alguns praxavam outros eram praxados, e conforme se afastavam os gritos de curso transformam-se em música de fundo.
É impossível transcrever o ambiente que se sentiu neste dia, é um misto de alegria, orgulho mas também de melancolia e saudade... há uma grande emoção no ar. Para os caloiros, a Serenata é o primeiro momento em que trajam, transbordam um nervoso miudinho e ansiedade, nunca representaram tão bem a sua faculdade. E do outro lado, os finalistas, que estão na sua última serenata, exibem as pastas com as suas longas fitas repletas de dedicatórias, sabem que vão sentir muitas saudades e por isso vivem o momento mais intensamente que nunca.
Com o avançar das horas o Porto ficou coberto de preto, via-se um sem número de estudantes trajados. Perto da meia noite, começaram-se todos a dirigir para a Antiga Cadeia da Relação, o palco já estava montado. Os artistas subiram ao palco, cantaram-se os fados académicos, alguns acompanhavam-nos, outros tiravam fotos e havia também quem se deixava emocionar com as músicas. Os padrinhos e madrinhas traçaram as capas dos seus caloiros. E sentiu-se, sem dúvida, um grande espírito académico.

Sem comentários: