18/05/10

ERASMUS - muito ainda antes do ínicio


Desde sempre que essa história de intercâmbios culturais me fascina. Adoro estar em contacto com outras culturas, de conhecer sítios e pessoas novas. Deve ser por isso que adoro viajar... Ter a oportunidade de poder ser mais do que uma mera turista numa determinada localidade além fronteiras, poder adoptar o estilo de vida e cultura e viver numa grande cidade como se tivesse sempre lá vivido é um desejo que tenho já há alguns anos e estou a curtos passos de o realizar.

Quando no ano passado entrei na universidade fiquei logo com a ideia de não perder a oportunidade de ir de ERASMUS. Fui conhecendo as normas, as cidades onde poderia estudar, as disciplinas, arranjei companhia e aos poucos fui mentalizando os meus queridos papás que a hora de me darem asas e me deixarem voar estava muito próxima. Este ano ganhei coragem e inscrevi-me. Primeira opção: BARCELONA (e entrei!)

Algum dia imaginava eu na minha viagem de finalistas do 9.º ano, em 2005, que num futuro próximo iria viver na cidade que estava a conhecer. Se soubesse teria prestado mais atenção à cidade e ao estilo de vida das pessoas, hoje ter-me-ia sido mais útil.  Mas coitada de mim, nos meus 14 anos estava mais interessada em tirar fotos dos meus colegas a dormir com a boca aberta e de filmar as cenas que faziam do que apreciar a cidade. Ninguém me pode censurar quando as minhas maiores recordações dessa viagem são a própria viagem de autocarro e as noites (em que ninguém dormia) no hotel. De Barcelona lembro-me das Ramblas, da Sagrada Família, do Parque Guell, do Hard Rock Cafe e do PortAventura ah e de ter um El-Corte-Inglês a cada esquina. Também me lembro do estádio de futebol de uns parques e ruas bonitas... pouco mais, pouco mais. Mas não faz mal, tenho seis meses para conhecer bem a cidade que me irá acolher a partir de Setembro. Tenho seis meses para saborear o gosto da liberdade e a amargura das saudades. Tenho seis meses para crescer e para aprender muito. Possívelmente estes são os meus mais aguardados "seis meses" de sempre e não tenho dúvidas que será uma experiência inesquecível e enriquecedora para mim.
Até lá, quando me der na cabeça, venho publicar qualquer coisita aqui...


2 comentários:

Margarida disse...

FANTASTICO!!!!
ao ler este post todos os sentimentos surgiram... mesmo sem querer ja me estava a rir!!
parabens por barcelona!! e sabes que mais??
tb eu ganhei coragem, tambem eu me inscrevi, e tb eu entrei nao primeira opçao!!
PADOVA-ITALIA!!!!
:D

para que para o ano somos duas fugitivas :P

beijinhooo

Angie disse...

Fico muito feliz por ti, o próximo ano será muito especial para nós as duas :)