14/06/09

Época de exames: o TERROR!


Hoje começaram os exames nacionais para os alunos do ensino secundário. Nenhuma palavra descreve melhor o ambiente que todos estão a viver de que o 'terror': o medo, a ansiedade e horas de estudo/explicações exaustivos são uma mistura bombástica que derruba qualquer bom humor. É nesta fase final que sentimos  a 100% o peso que estas provas têm na vida como estudantes. Sentirmos que uma boa média batalhada ao longo de 3 anos pode ser em vão caso um exame-chave não nos corra tão bem é algo realmente nauseante.

No ano lectivo passado fiz pela última vez os exames nacionais, no meu 12.º ano. Devo dizer que a pressão é mil vezes  maior quando somos finalistas. No meu caso, eu estava a batalhar por uma nota segura para conseguir entrar no curso e na universidade que queria. A minha média em principio era suficiente mas queria ter mais garantias, por isso apliquei-me. Quando fiz pela primeira vez exames no meu 11.º ano estava calma e confiante e consegui que essa boa disposição influenciasse positivamente o meu sucesso na disciplina. O mesmo não aconteceu no ano passado, os nervos e os medos tomaram conta de mim.  A poucos dias dos exames já começavam a surgir dentro de mim dúvidas, se eu conseguiria tirar boas notas, se eu iria entrar na universidade... Perguntas que só passado algum tempo é que foram respondidas.

Para todos aqueles que vão fazer exames desejo muita sorte. Estudem e apliquem-se bastante principalmente se tiverem objectivos altos mas não exagerem. Por experiência própria sei que os professores fazem mais pressão do que realmente a situação exige. Não tenham medo, no dia de exame façam tudo com calma e não se precipitem nas respostas às questões.
O exame de Português A foi fácil, vão ver que os outros também não serão nada complicados.

Boa sorte companheiros :)

Sem comentários: